Nunca mais tome choque no chuveiro – Multiprós

Nunca mais tome choque na torneira do chuveiro

Eletricista Residencial em Americana e Nova Odessa

Você já tomou choque quando foi abrir a torneira do chuveiro?

Não dá um desgosto só de pensar que no menor descuido (trrrrrr), vai tomar um tranco na mão?

Pois é, essa situação além de desconfortável é muito perigosa, sabia?

Numa situação em que uma pessoa está tomando um choque, ao contrário do que muitos pensam, o principal perigo não vem da voltagem e sim a amperagem. (Saiba mais)

 

Eletricista em americana nova odessa

Eletricista para pequenos consertos em Americana e Nova Odessa

 

Antes de qualquer coisa, deixa eu tentar explicar em poucas palavras o significado dessa sensação terrível de tomar choque: Dentro de todo aparelho elétrico existem uns “carinhas” popularmente conhecidos como elétrons que o tempo todo querem fugir de lá de dentro.

Por “azar” nosso (risos) , o corpo humano é capaz de conduzir eletricidade por conta do grande volume de água de que somos feitos, então, se uma pessoa encostar num desses equipamentos onde estiver acontecendo a fuga de corrente, ou seja, os elétrons estão escapando por algum ponto do equipamento elétrico, estará sujeita a levar um choque.

 

Eletricista residencial

Marido de aluguel executa pequenos serviços de eletricista residencial em Americana

Ah! Se você está se identificando com o conteúdo que está tomando conhecimento aqui, lá no final deixa seu comentário. Compartilhe conosco sua experiência de tomar um banho chocante.

O exemplo clássico de fuga de corrente acontece com muita freqüência na torneira do chuveiro, ao abrir ou fechar o chuveiro, principalmente as mulheres por terem a pele mais fina e delicada ou até por tirarem as cutículas das unhas são as vítimas mais assíduas da fuga de corrente.

Como evitar o choque elétrico!

A pergunta que não quer calar, como podemos fazer para evitar os choques elétricos?

A única saída é através da proteção (aterramento), o conceito básico da proteção contra choques é o de que os elétrons devem ser desviados da pessoa e direcionados para a terra.

Aterramento para instalação de ar condicionado

Deixa eu abrir um parênteses aqui para te falar de uma coisa muito, muito importante!

Em todos os chuveiros existem três cabos elétricos, geralmente dois brancos e um verde, se o seu chuveiro for 127 volts um dos ‘fios’ brancos será ligado na fase e outro ‘fio’ branco será ligado no neutro.

Ps: A norma brasileira que regulamenta tudo que se vai fazer com energia elétrica em baixa tensão NBR5410, determina que o “fio” neutro seja da cor azul clara. Mas se você não sabe mexer com energia elétrica é melhor chamar um profissional para verificar se sua instalação está dentro dos padrões.

Agora, se o seu chuveiro for 220 volts os dois cabos brancos deverão ser ligados cada um em uma fase.

Você deve estar se perguntando, mas e o fio verde? O fio verde é o nosso ator principal, ele deve ser ligado no terra!

fio_terra_chuveiro

Agora que você já sabe disso, pare esta leitura, corre lá no banheiro e veja se o fio verde está ligado ou está solto no próprio chuveiro.

Mas “PeloamordeDeus” não vai colocar a mão em nada com a energia ligada, combinado?

Antes de prosseguir gostaria de saber se estas informações estão sendo úteis pra você? Se estiverem, compartilha com outras pessoas que também precisem.

Ah! Da uma passadinha lá na nossa fanpage de deixa um curtir na página para me ajudar na divulgação do meu trabalho. Obrigado!

O cabo verde deve ser ligado no terra da sua instalação elétrica, mas como saber se existe o terra na instalação da sua casa?

A NBR5410 determina que a cor do cabo terra deve ser verde ou verde e amarelo.

E aí? Conseguiu ver se o fio verde do chuveiro está ligado ou está solto dando bobeira?

Vamos ao pulo do gato, se na sua casa não existe saindo ali no chuveiro um fiozinho verde ou verde e amarelo muito provavelmente não exista um sistema de proteção (aterramento), mas nem tudo está perdido.

Nesses casos a NBR5410 permite que se faça o aterramento TN-C, ou seja, o fio terra do seu chuveiro pode ser ligado no neutro da rede da sua casa. Agora, eu aconselho veementemente que este trabalho seja feito por um profissional, combinado?

Feito isso, você e sua família estão seguros contra choques elétricos no chuveiro, gostaria de saber se deu tudo certo aí na sua casa, passa por aqui depois e deixa seu comentário, beleza?

Espero de alguma maneira ter ajudado com essas informações, se foi útil pra você compartilhe com outras pessoas.Ah! vai lá na nossa fan page e conheça um pouco mais do nosso trabalho, espero  a sua curtida na página.

Obrigado
Alan

Pequenos reparos residenciais em Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d´Oeste é com a Multiprós.

Ligue/Whatsapp agora mesmo [19] 98746-1208 – socorromultipro@gmail.com • facebook • #eletricistaemamericana #ManutençãoResidencial

12 thoughts on “Nunca mais tome choque no chuveiro – Multiprós

  1. Pingback: Entenda porque seu chuveiro não esquenta de verdade – Multiprós | #ManutençãoResidencial

  2. Eu sempre que tomava banho na casa da minha tia eu tomava choque com aquele registro bruxo. Isso se tornou meio que um trauma pra mim, e eu sempre usava a minha toalha para abrir e fechar o chuveiro.

  3. Boa tarde! Meu chuveiro é aterrado no neutro e mesmo assim levo choque. Criar uma rede de aterramento (separada do aterramento da caixa de luz, com certeza) resolve este problema?

    • Oi Willian
      Bom dia,
      Obrigado por visitar nosso blog!
      Se o chuveiro está aterrado no neutro e ainda assim você está levando choque, seguramente existe alguma coisa acontecendo no neutro.
      Minha sugestão é que você peça para um eletricista fazer as medições e verificar o que está acontecendo com o neutro.
      Fazer um aterramento separado para o chuveiro e os demais equipamentos elétricos eletrônicos da sua casa seguramente é o mais indicado.
      Espero ter contribuído de alguma maneira para resolver este problema.
      Um abraço
      Alan

  4. Boa noite …
    Parabéns. .. alem de um conteúdo extremamente didático. . A linguagem utilizada no texto o deixa divertido de ler .. ao contrário dos manuais de instrução. …

    Mais uma vez parabéns. ..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s