Entenda porque seu chuveiro não esquenta de verdade – Multiprós

banho-gelado=chuveiro-nao-esquenta-eletricista-residencial-americana-multipros

Antes de tudo quero dizer que não existe mágica para o tão sonhado banho quentinho, continue lendo e entenda todos os fatores que envolvem o funcionamento perfeito do seu chuveiro.

Se você chegou até aqui é bem provável que esteja acontecendo algum problema no seu chuveiro que ele não esquenta, não é mesmo?

Se você mora na região sul e sudeste do Brasil, assim como eu tem experimentado dias muito frios,concorda?

Muito bem, para ajudá-lo (a) entender porque seu chuveiro não tem atendido suas expectativas quero lhe propor uma experiência.

Se na sua casa possui um ponto de água abastecida pela rede da rua e outro pela caixa d´água, com a ajuda de um termômetro verifique qual das duas está mais gelada.

Muito provavelmente seja a da caixa d´água, então fica mais fácil compreender porque o seu chuveiro sofre tanto para esquentar o seu banho.

Continue lendo e compreenda quais os outros vários fatores que também podem interferir no seu tão sonhado e desejado banho quentinho.

Ah! Bem que você podia me ajudar dando um curtir lá na nossa fan page, que tal?

Preparamos uma lista com as possíveis causas que impedem você de tomar aquele banho delicioso.

Ah! Se você quiser mandar sua dúvida sobre o que está acontecendo com seu chuveiro, deixa nos comentário lá embaixo, beleza?

Resistência do chuveiro

Vamos começar nossa lista de verificação pela resistência do chuveiro, este é o mecanismo responsável por transformar a energia elétrica em energia térmica.

Esta peça fica mergulhada na água dentro do tanque do chuveiro, toda vez que a torneira do chuveiro é aberta ela é acionada para esquentar a água.

resistencia_chuveiro

Como qualquer coisa, a resistência também tem um tempo de vida útil, se você toma um banho consciente, ou seja, em média cinco minutos, a vida útil dela vai ser bem maior do que se você tomar um banho demorado e com a água super quente.

É importante falar que é muito comum queimar apenas uma parte da resistência, por exemplo: Você está acostumado a tomar banho morno, de repente o clima esfria e você precisa mudar a temperatura do chuveiro para inverno, ou seja, precisa de água mais quente, mas o chuveiro não esquenta, só funciona no morno, já passou por isso?

Trocar a resistência do chuveiro não é nenhum bicho de sete cabeças, mas lembre-se, antes encarar essa empreitada vá até a caixa de disjuntores e desligue o chuveiro, se tiver dúvidas se desligou o disjuntor correto é melhor desligar o disjuntor geral da casa.

Lembre-se, depois de trocar a resistência é importante ainda com o disjuntor do chuveiro desligado, abrir a torneira do chuveiro e deixar a água escorrer, para só depois ligar novamente a energia. “Se for ligada a seco, a resistência queimará imediatamente”.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar da resistência blindada; Protegida por aço inox ou cobre ela é mais indicada para aquelas regiões onde a água é salobra e os sais correm os mecanismos das resistências comuns. Elas são mais caras, mas em compensação não queimam.

Deixa eu abrir um parênteses e te perguntar se você já tomou choque quando foi abrir ou fechar a torneira do chuveiro? Se sua resposta for sim, clique aqui e entenda porque isso acontece.

Pressão X vazão

Estes dois itens também podem ser incluídos na lista dos caras que não deixam seu chuveiro esquentar conforme foi projetado.

A pressão da água é calculada em mca (metros de coluna d´água), quanto mais alta estiver sua caixa d´água maior será a pressão e consequentemente a vazão também será grande. Esta informação também é válida se o seu chuveiro é abastecido pela água da rua e a pressão for muito alta.

Cada chuveiro foi projetado para funcionar perfeitamente com um número determinado de mca, se este número estiver em desalinho com o (mca) da sua casa, certamente o chuveiro não vai esquentar corretamente.

Os chuveiros elétricos possuem um reservatório interno onde está localizada a resistência, onde esta transfere calor para a água. Se a água passar muito rápido por ali, o tempo será insuficiente para elevar a temperatura. E, justamente por causa desse reservatório, os chuveiros elétricos não trabalham bem com uma pressão muito alta.

Como saber se a pressão da minha casa está correta para o chuveiro?

Para obter esta informação basta saber qual a altura da sua caixa d´ água, por exemplo: se a caixa d´água aí de onde você mora está localizada a 10 metros de altura, logo a pressão da água será de (10 mca)esquema nivel de água 01

Então, cruze esta informação com a quantidade de mca indicada no seu chuveiro e compare se estão equivalentes, se o número for muito superior do que indicado no chuveiro siga as próximas dicas.

O que fazer se a pressão for muito alta?

A opção mais viável e barata é colocar no seu chuveiro um redutor de vazão, encontrado facilmente em casas especializadas ou até em depósitos de material de construção.

chuveiro-eletrico-step02.jpg

Se ainda assim seu chuveiro não for capaz de esquentar adequadamente a água, então você precisará chamar um encanador para instalar uma válvula redutora de pressão na entrada de água da sua casa.

Aproveitando que estamos falando sobre chuveiro, você já tomou choque quando foi tomar banho alguma vez na vida? Sabe por que isto acontece? Saiba mais

Entenda o que significa a Potência do chuveiro

A potência faz parte de uma das grandezas elétricas e tem como resultado entre outras funções a geração de calor. Como estamos falando de chuveiro, o calor gerado pela resistência é fornecido através da resistência para aquecer a água dentro do chuveiro.

Cada modelo de chuveiro precisa de uma certa quantidade de watts para aquecer a água, quanto maior este número, maior é sua capacidade de gerar água quente, é importante dizer que quanto maior o número de watts, consequentemente será maior o consumo de energia elétrica também.

A maioria dos aparelhos fica entre 5 500 w e 7 500 w. “A decisão depende do clima e da região do país. Em locais de altas temperaturas, não é preciso um banho tão quente”

E fique atento, pois cada potência pede uma bitola de cabo (fio) específica. “Para um produto de 7 700 w, use a de 6 mm2. Já para um de 6 400 w, a de 4 mm2 é suficiente”, As embalagens apresentam obrigatoriamente essa informação.

Só uma pequena pausa, lembre-se de deixar o seu “curtir” lá na nossa fan page!

Todos os chuveiros têm a capacidade de elevar a temperatura da água a uma quantidade máxima em graus Celsius, Por exemplo, se o equipamento eleva a temperatura em 30 graus e a água entrar a 10°C, o banho será a 40°C. Já se a água estiver a 20°C, atingirá 50°C, ou seja, se a água vem mais fria, sairá mais fria, e se chega mais quente, também sairá mais quente.

Ps: Lembrando que a temperatura da água do reservatório (caixa d´água) nesses dias mais gelados é muito mais fria do que a temperatura da água que chega da rua.

Então, se o seu chuveiro está com dificuldades de esquentar a água  que vem do reservatório, entre em contato com um encanador e veja a possibilidade de transferir o abastecimento para água da rua, com experiência de causa seu banho vai melhorar e muito.

Por essa razão os chuveiros têm a opção de inverno/verão ou quente/morno. No verão ou morno, apenas uma parte da potência do chuveiro é usada, para que o aquecimento seja adequado e fique suportável tomar um banho.

Sem querer ser chato, quando terminar de ler este artigo me dá uma força para divulgar meu trabalho e dá uma curtida lá na nossa página, posso contar com você?

O número de graus que o chuveiro pode elevar a água está discriminado na embalagem, e na hora da compra é a forma mais fácil de optar entre um e outro modelo.

Lembrando que um chuveiro ligado na potência máxima por muito tempo, não vai esquentar só a água, ele também vai esquentar e muito os cabos “fios” se por acaso estiverem mal dimensionados com relação à bitola de cabo exigida pelo fabricante do equipamento.

Hoje em dia no mercado existem diversos modelos com os mais variados preços e diferentes potências (Watts), equipamentos mais populares geralmente funcionam com 5500 watts e os mais sofisticados 7500watts.

etiqueta-chuveiro-multipros

Ah! Antes que eu me esqueça, você também precisa saber de mais uma coisa para não tomar susto na hora que chegar a conta da energia elétrica, Potência x Tempo = Consumo.

Mas o que isso significa? Significa que quanto maior a potência e o tempo que seu chuveiro permanecer ligado, mais você pagará por isso, levando em consideração que recentemente tivemos uma aumento na tarifa de energia elétrica é bom repensar no tempo gasto em cada banho.

127 ou 220 Volts qual esquenta mais?

Ó dúvida cruel. Teoricamente, não haveria diferença entre uma voltagem e outra, na prática, o chuveiro 220V esquenta um pouquinho mais. “O corpo humano é muito sensível a essas pequenas alterações de temperatura da água, então conseguir que ela saia 1 ou 2°C mais quente, já faz toda a diferença”, você não acha?

Confira se os disjuntores estão armados

Disjuntores são mecanismos de proteção para o circuito elétrico da sua casa, eles são termo-elétricos, ou seja, eles estão preparados para entrar em ação se houver um curto circuito ou se por alguma razão os cabos elétricos sofreram algum tipo de aquecimento, então para não pegar fogo em tudo eles cortam a energia, entendeu?

disjuntor

Verifique a tensão que está chegando ao chuveiro

Se você já seguiu as dicas acima e ainda assim o chuveiro não está esquentando, verifique com a ajuda de um voltímetro se a tensão que está chegando no chuveiro está correta com a tensão que o chuveiro precisa para funcionar.

voltimetro_amarelo

Não posso dizer que é comum, mas é possível uma das fases deixar de funcionar por algum problema da própria concessionária de energia, então, neste caso será necessário chamar um eletricista para medir a tensão que está chegando no relógio de entrada.

Ah! Não poderia deixar de falar de uma coisa muito importante no que diz respeito a chuveiro elétrico, o aterramento. Para você e sua família não tomarem choque quando abrirem a torneira do chuveiro confira um post que fizemos especificamente falando sobre este assunto.

Esperamos sinceramente que esse artigo tenha ajudado de alguma maneira esclarecer  aquelas dúvidas que sempre surgem quando não dominamos totalmente o assunto.

Adoraríamos saber qual o tipo de dificuldade que está enfrentando com seu chuveiro, compartilhe aqui conosco para tentarmos mesmo que à distância ajudá-lo a solucionar este problema, que tal?

Multiprós, fazendo a manutenção residencial que seu patrimônio merece. [19] 9 8746-1208 socorromultipro@gmail.com • #multipros • #manutençãoresidencial • Facebook   • ‪#‎dicamultipros‬

Um abraço

Equipe Multiprós

103 thoughts on “Entenda porque seu chuveiro não esquenta de verdade – Multiprós

      • Lucia
        Muito obrigado por visitar nosso blog e principalmente deixar seu comentário.
        Saiba que sua interação funciona para nós como combustível para fazer outros posts que possam ajudar mais e mais pessoas.
        Deus a abençoe
        Alan

    • No mês passado a resistência do meu chuveiro queimou e eu comprei uma nova.
      Quando chegou a conta de energia levei um susto, o consumo tinha aumentado 5 vezes com relação aos meses anteriores.
      Achei que pudesse ser algo no chuveiro ou nos fios, resolvi trocar de chuveiro, mas ainda assim o consumo de energia tem aumentado. Além disso, a água demora muito pra esquentar e nem mesmo esquenta o suficiente.😦

      • Oi Viviane
        Boa noite,
        Muito obrigado por visitar nosso blog e principalmente por seu comentário.

        Gostaria de dizer que os dois maiores vilões do consumo da energia elétrica de uma residência são o chuveiro e o ferro elétrico.

        Não tem mistério, quanto maior a potência em Watts associado ao tempo em que estes equipamentos estiverem ligados, fatalmente você vai pagar e bem caro por isso.

        Portanto você deve ter trocado a resistência e o tempo dos banhos provavelmente devem ter aumentado por alguma razão.

        Espero ter esclarecido sua dúvida.
        Atenciosamente
        Alan

    • Olá li seu post, e já tinha um pouco de conhecimento, meu pai era eletricista e nós aprendemos com ele desde mocinhos muitas coisas úteis, mas valeu pq vim te pedir socorro,, pois estou apanhando muito, hoje já sou vovó e quebro o galho nos concertos aqui de casa; Nessa semana troquei resistência de meu chuveiro por três vezes, lixei contatos, duas vezes ele queimou , hoje nem ligou não abri para ver…. cansei! será que ele pode ser muito velho, é um chuveiro pequeno da Lorenzetti, Maxi Banho, nem tenho encontrado para comprar, me orientepor favor ! muito obrigada

      • Oi Neusa
        Boa noite,
        Obrigado por visitar nosso blog!

        Bom, como você já disse que conhece um pouquinho, então vou desconsiderar a possibilidade de você ter instalado uma resistência 127v num chuveiro 220v, certo?

        Uma outra observação, você por acaso está ligando a resistência da forma correta?

        Ao lado de cada polo onde será ligada a resistência existe uma letra, A, B e C sendo assim você precisa ligar a resistência com os polos correspondentes aos terminais.

        Em toda resistência vem uma espécie de bula onde eles passam todas as correções.

        Fora isso, não consigo vislumbrar mais nada a não ser trocar o pobrezinho……hehehehe

        Espero ter contribuído de alguma maneira.

        Até mais
        Alan

    • Olá, boa noite.!
      Meu chuveiro tem 3 temperaturas para esquentar a água, 2 delas não estão esquentando, a única que ainda esquenta muito pouco é a fica depois da opção do chuveiro desligado, o que será que pode ter acontecido?? Consegue me dar um help?
      Obrigado

      • Oi Eduarda
        Boa noite,
        Se o modelo da resistência for aquela molinha compridinha com três terminais para ligar no chuveiro ela tem o local exato para ser colocada, caso contrário vai queimar.
        Obrigado pelo seu comentário
        Alan

      • Oi Jamms

        Obrigado por visitar nosso blog e principalmente pelo seu comentário, que nos motiva a continuar este trabalho de esclarecer sobre assuntos que nem todos dominam.

        Um abraço
        Alan

    • Bom dia! Meu chuveiro queimou a resistência e tive que trocá-la porém observei apenas a foto do produto e acabei comprando a resistência errada e instalando no chuveiro. Ele esquentava super bem com a resistência errada, porém o disjuntor caia, foi aí que observei o erro e troquei para a resistência correta. Funcionou bem durante uma semana, porém no meio do banho o chuveiro parou de funcionar e observei, ao retirar o chuveiro, que os fios do chuveiro estavam com a coloração mais escura, provavelmente houve um mau contato no momento da instalação. O chuveiro está funcionando, porém não está esquentando a água como deveria, fica de morno para frio e antigamente não era assim. Moro em apto e a caixa d’água fica alta e estou usando redutor de pressão no chuveiro. Será que o problema está no chuveiro? Se sim, qual o melhor chuveiro para se comprar que esquente bem a água? A tensão é 127v. Obrigada.

      • Oi Elisiane
        Obrigado por visitar nosso blog!
        Bom, pelo que narrou, tudo indica que o problema está no chuveiro, possivelmente alguma coisa tenha danificado com a resistência errada.
        Minha teoria é optar pelas coisas simples, existem vários modelos de chuveiro com preço interessante, lembrando que chuveiro 127v você não tem muito o que fazer, a potência máxima é de 5500W, de qualquer forma dá uma olhada neste link: http://www.lorenzetti.com.br/pt/Linhas.aspx?id=1

        Espero ter ajudado de alguma maneira
        Até mais
        Alan

    • Boa noite, tudo bom?
      Muito esclarecedor, artigo bem explicado e de fácil entendimento.
      Mas tenho uma duvida, não tenho caixa de água, por isso água vem direto, isso pode prejudicar a temperatura da água do chuveiro?

      • Olá Elane

        Muito obrigado por visitar nosso blog!

        Respondendo sua pergunta, a resposta é não, a água da rua não vai prejudicar a temperatura do seu chuveiro, muito pelo contrário, vai até ajudar a aquecer mais, porque a água da caixa é muito mais gelada.

        Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida.

        Até mais

    • bom dia
      tenho uma maxi ducha lorenzetti – 220v e a chave de tempeeratura do mesmo só liga se eu ligar e desligar várias vezes ou der soquinho nela com a escova de banho, e as vezes ela desliga sozinha. troquei a menos de 1 mes o reparo e apesar de parecer que diminuiu a quantidade de água que sai do chuveiro, percebo que a pressão é maior e só quando fecho um pouco, e dou as socadinhas na chave o mesmo liga. que fazer sim. gostei muito do seu post e aguardo uma manifestação e/ou orientação…obrigada

      • Oi Solange
        Bom dia,
        Obrigado por visitar nosso blog!
        Pelo que você comentou parece que a chavinha do chuveiro está com defeito, infelizmente não existe peça de reposição para este tipo de problema.

        Sobre o que comentou de ter trocado os reparos e a pressão ter aumentado, provavelmente foi colocado um redutor de vazão na entrada do chuveiro.

        Para voltar como estava antes, basta retirar o chuveiro e ali na rosca do chuveiro onde será preso no caninho que sai da parede deve ter uma pecinha parecida com uma tampinha com um furinho no meio, é só retirar aquilo, colocar o chuveiro de volta e tudo terá que voltar ao que era antes.

        Um abraço
        Alan

    • Boa noite, troquei a resistência do meu chuveiro (Corona 4T, 127v) há aproximadamente um mês, mas após a troca o chuveiro não esquenta. Para que a água “esquente” (na verdade fica morna), tem que abrir o mínimo o chuveiro. Ele não está fazendo nem aquele barulho característico que o chuveiro faz quando está pra esquentar a água. O que pode ter acontecido?
      Desde já obrigada.

      • Oi Cintia
        Boa tarde,
        Obrigado por visitar nosso blog!
        Tudo indica que um dos contatos do chuveiro, (ali onde você escolhe a temperatura que deseja) não está funcionando perfeitamente.
        Espero que já tenha resolvido o problema.
        Atenciosamente
        Alan

      • ola meu chuveiro esquenta um pouco e depois esfria, tenho que fechar o registro e abrir bovamente, mas mesmo assim ele fica esquentando e esfriando, sera que é a resistencia?

      • Oi Jociel
        Boa tarde,

        Muito obrigado pela sua visita em nosso blog, principalmente pela interação nos enviando sua pergunta.

        Pelo que você comenta, esse movimento de esquentar e esfriar me parece que o fluxo de água está variando.

        Se você tiver condições de verificar se a vazão de água que está chegando no chuveiro está uniforme ou está variando é a opção mais barata.

        Você já deve ter visto quando acaba a água da torneira e depois ela volta parece que a torneira fica tossindo, sabe?

        Na verdade é um tipo de tosse mesmo, para tirar todo ar da tubulação.

        Se tiver ar na tubulação vai interferir diretamente na quantidade de água “vazão” que passa por ali.

        Se isso for constatado será preciso fazer uma “sangria”, recomendo que este serviço seja feito por um profissional.

        Se você fez estes procedimentos e o problema ainda persiste, acho que vale a pena investir numa nova resistência.

        Um abraço
        Alan

  1. Pingback: Desvendando os mistérios do chuveiro – Multiprós | #ManutençãoResidencial

  2. Meu chuveiro só consegue esquentar a água se a quantidade que esta passando por ele for mínima.
    Porém, na casa onde eu morava a quantidade de água era inferior e esquentava bem mais, podendo abrir todo o registro para que a água saísse quente.
    Pode ser a resistência, ou o chuveiro que não suporta a quantidade de água que passa por ele não conseguindo assim esquentar toda ela?

    • Oi Alexander

      Muito obrigado por deixar seu comentário, na verdade ele funciona como combustível para postarmos artigos que possam cada vez mais ajudar as pessoas.

      Pelo que entendi a pressão da água aí na sua casa deve ser bem forte, é isso mesmo?

      Caso seja mesmo, tente colocar um redutor de vazão, você encontra facilmente em lojas de hidráulica.

      Caso não seja isso, me passe mais detalhes para que eu tente de ajudar com alguma informação mais relevante.

      Um abraço
      Alan

      • meu amigo eu estou com mesmo problema que vc tem ai no seu chuveiro ele esquenta um pouco bem pouco e de pós fica frio caixa de aguá fica muito perto eu acho que tem 2 metro de altura vc pode meme ajudar,porque não esquenta Aguá.

      • Oi Noel
        Obrigado por visitar nosso blog!

        A altura da sua caixa d´água era para causar o efeito contrário, ou seja, esquentar demais a água.
        Muito provavelmente você deve morar em alguma região fria e a água da caixa d´água está muito gelada e seu chuveiro não tem capacidade de esquentá-la.

        Ao que tudo indica seu chuveiro deve ser 127 volts, se possível contrate um profissional e verifique com ele a possibilidade de instalar um chuveiro mais potente 220 volts.

        Um abraço
        Alan

  3. Olá! Meu chuveiro só esquenta quando abro bem pouquinho a torneira. Entretanto, nao acho que a vazao seja alta, visto que mesmo que eu abra mt, nao sai um jato forte de agua. Sai apenas mais agua, nao com tanta pressao.

    • Oi Arthur
      Boa tarde,

      Me chamo Alan e sou o responsável pelo blog Multiprós.

      Muito obrigado por entrar em contato conosco.

      Bom, vamos por partes.

      Se você precisa abrir bem pouco a torneira é sinal que a quantidade de água que sai pela sua tubulação, ainda que pareça pouca ainda assim pode ser superior à indicada para a capacidade do chuveiro.

      Em todo chuveiro tem lá nos dados de placa, aquelas informações como: Watts, voltagem e MCA.

      “MCA” significa metros por coluna d´água, geralmente a pressão da água da rua é equivalente a “4 mca” verifique qual é a mca do seu chuveiro.

      Outro fator que precisamos considerar é que se a água aí da sua região chega com uma temperatura muito baixa, seu chuveiro está com dificuldades de aquecê-la, sendo necessário colocar um equipamento mais potente (maior número de Watts)

      Um detalhe que não podemos desprezar é conferir se a tensão elétrica está chegando corretamente no ponto do chuveiro, por exemplo: Digamos que seu chuveiro seja 220v mas a tensão que está chegando seja bem inferior a isso, seguramente haverá problemas.

      Talvez esteja em ordem, mas é preciso verificar se a resistência está em dia, é muito comum ela queimar apenas uma das pontas.

      Bom, são muitas variáveis envolvidas, mas em principio se puder verificar essas, aguardo seu comentário.

      Um abraço
      Tenha um excelente final de semana
      Alan

    • Descobri o problema do meu chuveiro.
      O cano que chega até o chuveiro era de alumínio e acabou juntando uma grande camada de sujeira dentro dele o que acabava bloqueando a passagem da água.
      Realizei a troca por um de pvc e problema resolvido.

      • Oi Alexander

        Poxa que legal, fiquei muito feliz que o problema tenha sido resolvido.

        Este também é um dos fatores mais comuns e que acontecem com muita frequencia.

        Por conta dos próprios minerais existentes na água somados aos produtos quimicos utilizados em seu tratamento para ficar potável, essa solidificação acontece dentro do chuveiro e nos caninhos de aluminio.

        Muito obrigado por compartilhar conosco sua experiência.

        Um grande abraço
        Alan

  4. Bom dia, está página é muito esclarecedora, mas segue minha dúvida que provavelmente já repetiram aqui, eu fiz a ligação do meu chuveiro, achei o fio que passava a energia, liguei ao disjuntor e depois liguei o fio para o chuveiro até aí beleza…. E depois existe o fio terra e o neutro do chuveiro, juntei os dois e liguei em um outro fio que não passava energia…mas pra te ser honesto eu não sei identificar qual é o maldito fio neutro porque onde fiz a ligação é um conjunto de casas de vila e está uma teia de aranha… Logo fico com medo não do choque mais sim de prejudicar as outras casas… Como acho esse maldito neutro???

    • Oi Gustavo
      Boa noite,
      Obrigado por entrar em contato com a Multiprós.
      Me chamo Alan, vamos lá então esclarecer sua dúvida.

      Pela descrição que você fez, seu chuveiro funciona com 127v correto?

      Muito bem, para a tensão de 127 volts funcionar será preciso dois cabos (fios), um que irá passar a energia (fase) e o outro que não passa nada conforme o próprio nome sugere (neutro)

      Tomando ainda como base a informação que você passou, como já tinha encontrado o fase, provavelmente o outro cabo deva ser o neutro.

      Mas seria muito prudente você medir a tensão para ver se está correta e assim não danificar seu chuveiro.

      Existe um aparelho chamado voltímetro para verificar se a tensão está correta.

      Hoje em dia é super fácil de achar esses equipamentos, qualquer loja de material de construção você encontra por até R$20,00

      Caso não tenha a disponibilidade de encontrar o voltímetro, existe uma chavinha de fenda com o cabo transparente que é uma chave teste.

      Quando você a encosta no cabo energizado irá ascender uma luzinha dentro do cabo, indicando que ali é um fase.

      Se você encostar a chavinha no cabo e não ascender, significa que é o neutro.

      Por essa razão que a norma brasileira NBR5410 nos diz para identificar o neutro com cabo (fio) azul claro. Justamente para você bater o olho e saber o que se trata.

      Mas infelizmente não é isso que acontece em boa parte das casas aqui no Brasil.

      Bom Gustavo
      Espero ter ajudado de alguma maneira, caso contrário me retorne para que eu encontre uma maneira de tirar sua dúvida.

      Um abraço
      Alan

  5. Alan gostei muito de suas explicações.

    Tenho um dos banheiros que o chuveiro eletrico não esquenta o que deveria, no inverno é um horror, tenho um chuveiro lorenzetti de 7500 w, moro no 19 andar de um predio de 21
    Será que o problema é altura? a fiação do apto é toda nova.
    o outro banehiro também tem um lorenzetti e é normal.
    \Já troquei de chuveiro várias veze e nada adianta. Será que você sabe qual é o mistério
    .um grande abraço
    ivete

    • Oi Ivete
      Boa tarde,

      Muito obrigado por enviar um comentário, afinal os comentários funcionam como combustível para continuar este trabalho.

      Olha Ivete, como você disse que tem um outro chuveiro na casa e funciona direitinho, quem sabe este rebelde esteja precisando de um redutor de vazão/pressão.

      Um chuveiro de 7500 W é um equipamento muito potente no que diz respeito a capacidade de aquecer a água.

      Se isso não está acontecendo é sinal de que está entrando muito mais água do que a capacidade dele aquecer.

      Acho melhor você solicitar para um profissional verificar se existe instalado no chuveiro um redutor de vazão ou pressão como também é conhecido.

      Aproveite também para verificar o disjuntor se está funcionando direitinho>

      Ah! Manda notícias sobre o desfecho dessa história.

      um abraço
      Alan

  6. Oi Ivete
    Boa tarde,

    Muito obrigado por enviar um comentário, afinal os comentários funcionam como combustível para continuar este trabalho.

    Olha Ivete, como você disse que tem um outro chuveiro na casa e funciona direitinho, quem sabe este rebelde esteja precisando de um redutor de vazão/pressão.

    Um chuveiro de 7500 W é um equipamento muito potente no que diz respeito a capacidade de aquecer a água.

    Se isso não está acontecendo é sinal de que está entrando muito mais água do que a capacidade dele aquecer.

    Acho melhor você solicitar para um profissional verificar se existe instalado no chuveiro um redutor de vazão ou pressão como também é conhecido.

    Aproveite também para verificar o disjuntor se está funcionando direitinho>

    Ah! Manda notícias sobre o desfecho dessa história.

    um abraço
    Alan

  7. Oi Ivete
    Boa tarde,

    Muito obrigado por enviar um comentário, afinal os comentários funcionam como combustível para continuar este trabalho.

    Olha Ivete, como você disse que tem um outro chuveiro na casa e funciona direitinho, quem sabe este rebelde esteja precisando de um redutor de vazão/pressão.

    Um chuveiro de 7500 W é um equipamento muito potente no que diz respeito a capacidade de aquecer a água.

    Se isso não está acontecendo é sinal de que está entrando muito mais água do que a capacidade dele aquecer.

    Acho melhor você solicitar para um profissional verificar se existe instalado no chuveiro um redutor de vazão ou pressão como também é conhecido.

    Aproveite também para verificar o disjuntor se está funcionando direitinho>

    Ah! Manda notícias sobre o desfecho dessa história.

    um abraço
    Alan

  8. Pingback: MANUTENÇÃO RESIDENCIAL ESPECIALIZADA NO PÚBLICO SÊNIOR DE AMERICANA E REGIÃO • MULTIPRÓS | #ManutençãoResidencial

  9. Pingback: Nunca mais tome choque no chuveiro – Multiprós | #ManutençãoResidencial

  10. Pingback: Troca da válvula Hydra por bacia com caixa acoplada – Multiprós | #ManutençãoResidencial

  11. Pingback: MANUTENÇÃO RESIDENCIAL E MARIDO DE ALUGUEL EM AMERICANA E NOVA ODESSA • MULTIPRÓS | #ManutençãoResidencial

    • Oi Daniel

      Obrigado por visitar nosso blog.

      O disjuntor ou proteção como também é conhecido serve para duas funções distintas : proteger a instalacão contra super aquecimento e ou curto circuito.

      Portanto a resposta para sua pergunta é não.

      Um abraço
      Alan

    • Oi Francisco
      Muito obrigado pela sua visita e principalmente pelo seu comentário.
      Fico contente que o artigo tenha levado algum tipo de conhecimento a você.
      Volte sempre que quiser ou precisar.
      Um abraço
      Alan

      • Amei a forma que você demonstra conhecimento e ao mesmo tempo apresenta soluções para o problema de maneira clara e precisa!
        Acabei de mudar, troquei um chuveiro lorenzetti, aquece por uns dois minutos e em seguida faz um pequeno barulho, esfria e diminui o fluxo da água. O que pode está acontecendo?
        Obrigada.

      • Oi Eliete
        Boa tarde,
        Obrigado por visitar nosso blog!
        Pelo que você comentou parece que a tubulação está com ar.
        Se ainda não resolveu este problema, aconselho a procurar um profissional para fazer uma sangria.
        Atenciosamente
        Alan

  12. Olá, assim que troquei a 1a resistência desse chuveiro e o friozão começou, a temperatura varia muito, chega a ficar com jatos quentes e frios alternadamente (a cada 10 segundos um jato frio, depois quente, etc)… nunca tinha visto isso (jatos do chuveiro mesmo, pois é nítido, não são pingos). Refiz a ligação, verifiquei o aperto dos parafusos, vedação da tampa e continua. Estou morando numa casa antiga, que o chuveiro é direto na rede da sabesp, será esse o problema ??
    Chuveiro Corona Minha Ducha – 220v – 6200W – Disjuntor 50A (único para a casa), com redutor de vazão no chuveiro.
    obrigado Abraço / Luis

    • Olá Luis
      Muito obrigado por visitar nosso blog.

      Pelo que você descreve, parece que a tubulação está com ar.

      Eu particularmente também nunca ví este tipo de coisa que você citou sobre jatos de água quente e fria, mas parece quando acaba a água da rua e quando volta, fica parecendo uma tosse, já viu?D

      Experimenta desconectar o chuveiro da parede e deixa correr um pouco de água, isso se chama sangria, é utilizado para tirar o ar das tubulações, entendeu?

      Depois se puder voltar aqui e dizer qual foi o resultado, todos nós ficaremos gratos, beleza?

      Um grande abraço
      Alan

  13. Oi Alan. Moro em Pelotas-RS e comprei para meu banheiro uma ducha higiênica e um aquecedor para pia,são iguais,Lorenzetti. O aquecedor da pia está ótimo, só troco para a temperatura II, de manha cedo pois aqui no sul tá muito frio. Agora a ducha nem a temperatura II fica um pouquinho mais quente e eu já troquei por uma resistência mais forte e não adiantou. Já está fora da garantia. Obrigada.Vera

    • OI Vera
      Bom dia,

      Muito obrigado por visitar nosso blog e principalmente por enviar seu comentário.

      Será que o aquecedor da ducha higiênica está com redutor de vazão?

      Geralmente nesta época do ano a agua chega mais fria aí no sul então deve chegar em floquinhos de gelo….rs

      Brincadeiras à parte verifique se essa pecinha está instalada na ducha, pois faz muita diferença no que diz respeito ao aquecimento da água.

      Um abraço
      Alan

  14. Sensacional!!! Só uma pena não ter lido antes. Eu comprei chuveiro errado pra minha casa e não vi a quentinho. 😦
    Mesmo assim, parabéns. Foi muito esclarecedor.

    • Oi Fabiana
      Boa noite,
      Muito obrigado por visitar nosso blog!
      Fico muito contente em saber que essas informações tiveram serventia pra você.
      Volte sempre que puder e ou quiser.
      Atenciosamente
      Alan

  15. Oi allan eu mudei pra minha casa nova tem 3meses e ja troquei dois chuveiros que queimou sera pq? Na minha antiga casa meu chuveiro durava 2 a 3 anos..

      1. Oi Debora
        Bom dia
        Obrigado por visitar nosso blog.

        Fica complicado eu dizer pode ser isso ou aquilo sem fazer uma avaliação detalhada das condiçôes em que seu chuveiro está instalado.

        Falando de uma forma genérica, vários fatores podem contribuir para a “queima” do seu chuveiro como: isolação incorreta dos cabos elétricos do chuveiro na energia, agua insuficiente dentro do chuveiro, chuveiro ligado muito tempo na potência máxima, colocação incorreta da resistência, etc

        Como pode ver são muitas variáveis, espero ter contribuido de alguma forma.

        Um abraço
        Alan

        .

  16. Olá troquei resistência de meu chuveiro, por três vezes esta semana, hoje mais uma vez fiquei sem resolver, limpei o cano de água, cortei e desencapei as pontas para fazer um novo contato, lixei para tirar oxidação, e nada… simplesmente não ligou,ele é um Maxi Banho 220 da Lorenzetti, pequeno, não tenho encontrado igual para comprar, eu acho perfeito água suficiente, e temperatura também; será que terminou seu tempo de vida útil, ou poderia ser outro problema, não percebi nada de anormal, muito obrigada

  17. Parabéns pelo blog e artigo, muito bom e esclarecedor!
    Minha casa é um sobrado e tenho uma caixa é de 2500 litros e a altura até o ponto do chuveiro é de 3,60m ou seja, mais de 3 metros de coluna d’agua.
    Comprei um chuveiro da KDT 220 volts (Ducha digital com painel de controle de temperatura digital) de 8.800wats de potencia, instalei e funcionou muito bem durante 5 dias (com um bom fluxo e agua e forte) e depois a temperatura começou a oscilar e depois parou de aquecer adequadamente, onde eu teria sempre que fechar mais o registro quase tudo para ele aquecer =- a agua. Troquei disjuntor que unipolar de 40 amperes e coloquei bipolar da Pial legrand, ainda no padrão NEMA e verifiquei a fiação de 2 fases = terra (ainda cabo solido de 6mmmarca Pirelli instalado =- 15 anos) e aparentemente não havia problema no disjuntor e fios.
    Como estava dentro dos 7 dias de troca na loja, realizei a troca do chuveiro na loja e instalei novamente e funcionou perfeitamente até a semana passada, onde para persistem os mesmos problemas do outro chuveiro anterior, onde no frio para tomar banho mais quente, tenho que fechar praticamente todo o registro, senão o led da ducha KDT fica piscando e não aquece a agua. Essa ducha tem um sensor interno que faz a leitura da agua e deixa na temperatura programada no painel que fica na parede.
    Entrei em contato com a KDT e eles dizem que o problema poder ser físico, ou seja em minhas instalações de agua e elétrica, mas pelo que verifiquei, esta tudo dentro dos padrões conforme especificação no manual de instalação da ducha kdt.
    Pedindo sua opinião devida a sua experiência, o que poderia ser? Já é o segunda ducha KDT. O problema é que a manutenção dessa ducha é muito cara e ela também é cara.
    Comprei um Lorenzetti de 7.500 watts para substituir e quebrar o galho por enquanto, mas não esquenta nada e nem chega perto da qualidade do KDT (Resisntência blindada).
    Obrigado e agradeço a ajuda se possível.

    Claudio

    • Oi Claudio
      Boa tarde,
      Muito obrigado por visitar nosso blog!

      Para ser sincero, nunca instalei um equipamento semelhante ao seu, pela descrição que você passou tudo aparenta estar em ordem.

      Você já chegou medir com a ajuda de um voltímetro qual a tensão que está chegando no chuveiro?

      Quando fizer esta medição no chuveiro, aproveite e faça a medição lá no disjuntor de entrada no poste.

      Minha suspeita recai sobre a potência do chuveiro, 8800 Whats não é brincadeira.

      É preciso lembrar que no circuito da sua casa quando o chuveiro é ligado, ao mesmo tempo outros aparelhos também estão e esta sobre carga pode interferir de alguma maneira.

      Meu conselho é chamar um profissional e fazer essas medições de que comentei acima para começar a fechar o cerco sobre o suspeito……rs

      Depois passa por aqui para comentar o resultado.

      Um abraço
      Alan

  18. Ola boa noite. Parabens pelo site.
    Meu chuveiro sai pouca agua e tambem nao esquenta. Usei o mesmo chuveiro no apartamento q morei e era super quente. Agora aqui na casa q moro elesai pouca agua e mesmo na posição inverno ele.nao esquenta de acordo.

    • Olá Leandro
      Obrigado por visitar nosso blog!

      Bom, se o chuveiro está saindo pouca água teoricamente era pra sair água fervendo.

      Então você deve verificar se o chuveiro está ligado na tensão correta ou ainda se uma parte da resistência está queimada.

      Atenção: Para mexer na resistência é necessário desligar o disjuntor do chuveiro, na ausência deste, desligue a energia geral, combinado?

      Quanto a sair pouca água seria interessante verificar se a tubulação não está com ar.

      Verifique com um encanador se a vazão de água está correta e se não é preciso fazer uma sangria.

      Depois deixa um comentário sobre o resultado, combinado?

      Um abraço
      Alan

  19. Boa tarde, temos um problema com o chuveiro da casa da minha mãe. Moramos no Paraná e esta muito frio por estes dias.
    A água vem da caixa, a caixa esta uns 2 metros do chuveiro, no máximo. O chuveiro além de sair pouca água, não esquenta nada… Lá a voltagem é 110. Já compramos vários tipos de chuveiro, trocamos as resistências e ele não esquenta de jeito nenhum. Não sabemos mais o que fazer..

    • Oi Caroline
      Bom dia,
      Obrigado por visitar nosso blog!
      Fazendo uma rápida análise com as informações que me passou chego à seguinte conclusão:
      Se o chuveiro sai pouca água automaticamente ele deveria soltar uma água muuuito quente.
      Mas existe um porém, o chuveiro da sua mãe é 127v, o pobrezinho não é capaz de aquecer a água gelada que vem da caixa.
      Vejo duas alternativas, colocar 220v no chuveiro porque ele tem condições de aquecer a água um pouco mais do que um 127v e ou colocar água na rua para sair no chuveiro.
      Se possivel as duas ações juntas isso seguramente resolveria o problema.
      Espero ter ajudado de alguma maneira.
      Um abraço
      Alan

  20. Obrigado pela explicação. Por causa de 5 reais eu estava tomando banho frio há dias, mesmo com um chuveiro de 200 cotos…hehehe.. Obrigado e parabéns!

    • Oi Simone
      Obrigado por visitar nosso blog!
      Respondendo sua pergunta, a torneira elétrica é um chuveiro em miniatura.
      Não dá para eu dizer o que fazer pois não sei exatamente o que está acontecendo.
      Basicamente se ela não está esquentando como gostaria precisa ver se a pressão está muito alta e ela não consegue esquentar.
      Se não está esquentando precisa ver se o disjuntor ou a fiação está compatível.
      Não sei se ajudei, mas estou às ordens.
      Até mais
      Alan

  21. á melhor solução é usar dois dijuntores de 35A somente pro chuveiro que voce nunca mais tera problemas e não esqueça que o fio tem que ser pelo menos de 6mm pra cima.

  22. Olá Alan,
    Meu problema é sementante de muitos o chuveiro para de esquentar no meio do banho, quando abri percebi que não estava queimada a resistência mesmo assim troquei, não funcionou, comprei outro chuveiro e ele esquenta muito pouco Troquei então o disjuntor e não adiantou.
    O chuveiro está funcionando, porém não está esquentando a água como deveria, fica de morno para frio e antigamente não era assim. Moro em apto e a caixa d’água fica alta e estou usando redutor de pressão no chuveiro. Será que o problema está na tensão ? será que o fio ficou meio queimado na tubulação ? Ou queal sera o problema?
    Att,. Mar-Cós

    • Oi Mar-Cós
      Muito obrigado por visitar nosso blog.
      Bom, pela sua descrição tudo indica que a tensão aí do seu chuveiro é 127v, se for isso mesmo, infelizmente não tem o que fazer.

      Um chuveiro 127v não tem capacidade para esquentar a água quando esta está muito gelada.

      Agora, se a tensão do seu chuveiro for 220v, verifique com a ajuda de um eletricista se as duas fases estão funcionando perfeitamente.

      Caso positivo, você pode pensar em comprar um chuveiro de maior potência (watts)

      Quanto maior o número de watts maior sua capacidade de aquecer a água e consequentemente aumenta o consumo de energia elétrica.

      Espero ter ajudado de alguma maneira.
      Um abraço
      Alan

  23. Instalação bifásica na cidade onde moro = 220V, cravados. Trifásica, no interior = 203V, rezando. É óbvio que isso influencia, ainda mais com cerca de 80cm a 1m a mais de coluna d’água, para o mesmo modelo de chuveiro (Lorenzetti Tradição, 6400W – fiação 6mm², sem choro). Aqui, banho confortável. No interior, banho – forçadamente – econômico.

  24. Olá!
    Primeiro, gostaria de parabenizar pelo artigo. Muito bem escrito e muito esclarecedor!

    Porém, tenho uma dúvida: tenho um chuveiro Corona – Banhão Power HC – 220v. Bem, já queimou a resistência 2 vezes, troquei sem problemas e continuo usando. Porém hoje enquanto tomava banho, ele deu problema. Fez um pequeno barulho e a água passou a esquentar menos! Ainda esquenta, mas bem menos.
    Saberia me dizer o que eu devo fazer? Será que é resistência? Já chequei todos os disjuntores, inclusive o que fica fora do apto.

    Agradeço se puder me ajudar!

    Denis

  25. Eu troquei o chuveiro hoje a tarde, liguei a água com o disjuntor ainda desligado pra correr água fria no produto. trata-se de um chuveiro de 127v. Não sei oq houve mas assim que liguei a energia e o chuveiro na função inverno, ele funcionou corretamente por dois segundos e depois parou de esquentar a água.
    Não existe conector para os fios, foram colocados assim como no outro chuveiro da casa, unidos com fita isolante.
    Quais podem ser os problemas e como solucioná-los?
    atenciosamente

    • Oi Rafaela
      Boa noite,
      Obrigado por visitar nosso blog.
      Tudo indica que a resistência queimou e precisará ser trocada.
      Quando trocar deixe correr bastante água antes de ligar o disjuntor.
      Um abraço
      Alan

      • Tenho uma ducha lorenzetti jet master multitemperaturas desde 2009. Até 3 dias atrás funcionava perfeitamente e nunca tinha queimado a resistência. No entanto, tive que trocar a bacia do banheiro e para isto, fechei o registro de água. Minha esposa, inadvertidamente, ligou o chuveiro com o registro fechado. A resistência queimou. Troquei-a por outra idêntica, dentro das especificações. Mas a ducha não esquenta mais. A ducha não aparenta ter sofrido outro dano. Qual será o problema?
        Tenho outra ducha. Esta da marca Zagonel modelo MOVE Eletrônica. O mesmo problema ocorreu com ela. Funcionava perfeitamente noutro banheiro e esquentava muito bem. Mas, num dia frio minha esposa quis ligar a ducha no mínimo de água por longo tempo. Isto ocasionou aquecimento e derretimento do fio de alimentação causando curto circuito. Aparentemente, não houve qualquer dano ao chuveiro. Nem a resistência queimou. Mas a ducha parou de esquentar. Neste caso, qual o problema?

      • Oi Geraldo
        Em primeiro lugar quero agradecer por visitar nosso blog.

        Respondendo sua primeira pergunta pode ser que o disjuntor do chuveiro tenha desarmado com o ligamento do mesmo sem água em seu interior.

        Respondendo a segunda pergunta: tudo indica que o cabo deve ter se partido com curto dentro dos conduítes ou se você morar em casa, no telhado.

        Quando puder compartilhe conosco o que de fato ocorreu.

        Um abraço
        Alan

  26. Bom dia meu nome e Juliana Bacelar meu chuveiro nao tem 1 mes q instalou.Ha 3 dias q ele nao vem esquetendo direito a agua cai morna e ao mesmo tempo fria? O q está acontecendo. Será q ja e a resistência? Sendo q antes no morno a agua e quente quente. Obrigada! !!

  27. Primeiramente, muito obrigado pela atenção! Mas a rede de minha casa, aparentemente, está em perfeito estado. Inclusive instalei outro chuveiro no mesmo local, que funciona normalmente. É isso que causa estranheza! Pelo menos a mim que sou leigo. Nos dois casos, os chuveiros não funcionam mais. Mesmos instalados numa rede elétrica regular. O novo chuveiro, inclusive, tem a mesma potencia daqueles dois. No entanto, quando instalo qualquer um deles no mesmo local, não esquentam. Não gostaria de me desfazer deles, primeiro porque funcionavam muito bem até a ocorrência e segundo porque, aparentemente, estão em perfeito estado. O Zagonel não estragou nem a resistência. Gostaria realmente de entender o que ocorreu com eles.

    • Oi Geraldo
      Boa noite,
      Pelo que você descreveu será necessário fazer uma avaliação criteriosa com instrumentos de medição para saber o que de fato está acontecendo.
      Peça ajuda a um eletricista de sua confiança para verificar pra você.
      Um abraço
      Alan

  28. Bom dia!
    Estou com uma grande dúvida, eu tenho um chuveiro corona que é de 6500W de fábrica (o fio original que sai do chuveiro para ligar na fio que sai da parede é de 4 mm. A resistência queimou e comprei outra porem só tinha de 7500W, instalei e funcionou, porem as vezes o disjuntou desarma, o disjuntor do chuveiro é de 40A curva C e o fio que sai do disjuntor até o chuveiro é de 6 mm, a ligação dos fio estão bem apertados, o chuveiro está com um redutor, pois colocamos para esquentar mais, com esse desarme do disjuntor comecei a investigar, não encontrava nada irregular, mas ontem analisando novamente percebi que os fios originais que saem do chuveiro estão esquentando muito, essa pode ser a causa do desarme do disjuntor? Eu moro em um edifício de 15 andares e o meu apto é no 4 andar, o redutor instalado pode estar fazendo o fio esquentar?

    Grato

    • Oi rafael
      Obrigado por visitar nosso blog!
      Como você mesmo disse, aparentemente está tudo em ordem, mas entendo que quando os engenheiros projetaram o chuveiro para 6500W colocaram todos os componentes compatíveis e quando você aumenta esse valor para 7500W certamente alguma coisa está em desalinho, concorda?

      O disjuntor ou proteção entra em ação em duas hipóteses distintas, são elas: Super aquecimento ou curto cicuito, como você não mencionou nada de curto cicuito resta apenas o super aquecimento.

      Particularmente não acho um bom negócio esta substituição, tenho certeza de que vai considerar este meu humilde comentário e realinhar conforme a projeção do equipamento.

      Um abraço
      Alan

      • Opa, muito obrigado, realmente esse aumento de potencia não é o ideal, vlw pelo esclarecimento das dúvidas.

  29. tenho uma ducha 7500w hoje minha esposa foi tomar banho na temperatura máxima e parou de funcionar, só funciona a temperatura 1 e 2, abri o chuveiro e vi que a resistência aparentemente está boa. o que será que acontece. Pode me ajudar?

  30. bom dia!
    Veja se pode me ajudar, eu utilizava um chuveiro de 6800w e esquentava muito bem e agora comprei um Lorenzetti Turbo Advanced com pressurizador de 6400w, mas não esquenta quase nada, para ficar quente tenho que fechar um pouco a saída de agua, poderia me dizer o porque disso?

    • Oi Fernanda
      Obrigado por visitar nosso blog!
      Será que na substituição do chuveiro antigo pelo novo foi instalado um redutor de vazão?

      Este redutor de vazão é uma pecinha de plástico, aparentemente insignificante mas tem um alto desempenho no sentido de reduzir a entrada de água no chuveiro e consequentemente aumentar a temperatura da água.

      Um abraço
      Alan

      • Everson
        Boa tarde,
        Obrigado por visitar nosso blog!
        Seria necessário verificar se a tensão que chega nos cabos do chuveiro está correta, as vezes uma das fases pode estár com algum tipo de problema.
        Acredito que a esta altura você já deve ter resolvido o problema, mas caso ainda não, chame um eletricista profissional para fazer as devidas medições.
        Atenciosamente
        Alan

  31. Ola, boa noite….
    o que acontece se eu colocar uma resistencia corona ( gorducha ) no chuveiro banhao power ( ambos 220 volts )…..
    grato….

    • Oi Renato
      Boa tarde,
      Obrigado por visitar nosso blog!
      Sinceramente não tenho idéia do que pode acontecer.
      Falando nisto, não sou partidário de fazer este tipo de coisa, pode ser bastante perigoso.
      Atenciosamente
      Alan

  32. Amei a forma que você demonstra conhecimento e ao mesmo tempo apresenta soluções para o problema de maneira clara e precisa!
    Acabei de mudar, troquei um chuveiro lorenzetti, aquece por uns dois minutos e em seguida faz um pequeno barulho, esfria e diminui o fluxo da água. O que pode está acontecendo?
    Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s