Seu jardim e a Dengue – Multiprós

Original Title: AA_866.1sRGB.tif

Original Title: AA_866.1sRGB.tif

Você realmente sabe tudo sobre o mosquito Aedes aegypti?

Está seguro de que na sua casa ou proximidades não existe nenhum criadouro?

Você tem feito sua parte para evitar a proliferação do mosquito?

Preparamos um artigo cheio de informações super importantes para você, sua casa, seu bairro ficarem protegidos ou pelo menos tentarem se unir para criar uma frente de batalha contra este inseto tão pequeno e devastador ao mesmo tempo.

Antes de tudo não podemos lutar contra um inimigo que não conhecemos, então vamos conhecer um pouquinho mais sobre este carinha que tem feito um super estrago Brasil a fora.

Qual o significado do nome Aedes aegypti?

Sua nomenclatura taxonômica é (aedes do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egito”)

Onde vive o Aedes aegypti?

O A. aegypti é um mosquito doméstico, vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outras construções frequentadas por pessoas, como estabelecimentos comerciais e escolas.

aglomeracao_urbana

Está sempre perto do homem e não se aventura às matas, por exemplo. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Mas, como é oportunista, pode picar à noite.

Qual seu alimento?

Machos e fêmeas do Aedes aegypti alimentam-se de substâncias açucaradas, como néctar e seiva.

aquecimento-global-aumenta-proliferacao-mosquitos-560w

Somente a fêmea pica o homem para sugar sangue (hematofagia), alimento necessário à maturação dos ovos.

Geralmente, a hematofagia é mais voraz a partir do segundo ou terceiro dia depois da emergência da pupa e da cópula com o macho.

Que fatores influenciam a infestação pelo vetor da dengue?

A infestação por A. aegypti é sempre mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas – fatores que propiciam a reprodução do mosquito.

Onde estão os principais criadouros do A. aegypti?

Pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis, são os criadouros que mais produzem A. aegypti. Portanto, os mais perigosos.

Isso não significa que a população possa descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, que comprovadamente atuam como criadouros. Fonte: Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Saiba mais…

Bom, já deu para perceber que o nosso inimigo o Aedes ou popularmente conhecido como “mosquito da dengue, zika e chikungunya” não brinca em serviço, por essa razão não devemos baixar a guarda um só instante para evitarmos que essas pragas proliferem ainda mais.

A mídia em geral costuma crucificar os pratinhos dos vasos de plantas e as pobres bromélias como criadouros das larvas, mas será que são só eles que a “mosquita” escolhe para colocar seus ovos?

“Na na ni na não”, se pararmos para analisar, o mosquito é tão pequeno que uma simples tampinha de garrafa ou uma embalagem de iogurte por exemplo com água acumulada, pode funcionar como uma caixa d´ água de 5oo litros pra ela, concorda?

noticia_tampinha-amarela-larvas-mosquito-dengue_0

Nossa sugestão

Como um bom cidadão que você é faça uma verificação minuciosa em seu jardim para detectar possíveis pontos que possam ser utilizados como criadouro.

Dica super legal

Você já ouviu falar da crotalária?

crotalaria-flower-12

A crotalária é uma planta de crescimento muito rápido onde pode crescer de 60 cm a 1 metro de altura em até 90 dias e suas flores atraem as libélulas que são predadoras naturais das larvas do Aedes aegypti, ou seja, uma forma de controle biológico do mosquito.

libelula_fundo_verde

Então podemos contar com mais uma aliada contra o mosquito e consequentemente as doenças que ele transmite se plantarmos em nossos jardins e vasos esta planta.

Vamos encher a cidade de libélulas, porque além de graciosas podem nos ajudar a controlar esta infestação que já atingiu todo o Brasil.

Sempre que precisar de jardineiro em Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara entre em contato com a Multiprós! [19] 98746-1208 – #jardineiroemamericana – socorromultipro@gmail.com – facebook

One thought on “Seu jardim e a Dengue – Multiprós

  1. Pingback: Dicas de decoração de natal com materiais reciclados |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s